domingo, 9 de outubro de 2011

FEC X VEC

Depois de todos os relatos de paixão pelos clubes amadores espalhados pelo país, hoje lhes apresento dois fanáticos por times rivais e unidos pelo matrimônio, da cidade de Formiga, no Oeste de Minas Gerais. Eles são o Jaime dos Santos, torcedor do Formiga Esporte Clube e a Evagelina Vitória, torcedora do Vila Esporte Clube.

A paixão pelo Formiga

Coincidentemente o Formiga Esporte Clube, time de coração do Jaime leva a mesma sigla deste blog, ele também é conhecido pela torcida como FEC. Partindo um pouco para história do Jaime com o FEC, a situação é a seguinte: ele é um fanático pelo clube há 45 anos, desde quando seu pai o levava ao campo. Muitas jogos do Formiga o marcaram, com destaque para um jogo em que o formiga quase subiu para a primeira divisão. O caso é que o time precisava de um ponto em três partidas, mas mesmo assim não conseguiu. No último jogo, tomou um gol aos 30 segundos do 1º tempo e não teve capacidade para empatar a partida. Fiquei muito triste, um sentimento de frustração, disse Jaime.


Jaime na arquibancada do FEC

Com os grandes de Minas

O FEC de fato não é fraco não, no ano de 68, Jaime contou que o time jogou de igual para igual com o Cruzeiro e o Atlético, isso tudo em pleno Mineirão. Ele ainda se lembra de um jogo em Formiga que o Cruzeiro só conseguiu empatar aos 40 minutos do segundo tempo e com um pênalti duvidoso, que Jaime fez questão de ressaltar. E olha fanáticos que ele também é torcedor do Cruzeiro e daqueles bem apaixonados.

A Mascote e o acesso

O Formigão é a mascote do FEC, que, além disso, conta com uma torcida organizada, a Força Jovem, embalada pelo “Olê FEC, Olê FEC”, o grito de guerra do clube. Em 2012, começa um novo campeonato e Jaime está confiante no acesso, acredita que desta vez o Formiga sobe para a elite do futebol mineiro.

Tudo pelo FEC

Jaime já fez muitas coisas pelo time, à paixão é tanta que ela cancela até compromissos para ir aos jogos, até mesmo em outras cidades. Um caso interessante a respeito disso, foi quando o fanático viajou para Santa Luzia, na região metropolitana de BH, com sua filha para ver o confronto do FEC com o União Luziense. Eles ficaram na chuva e no meio da torcida adversária, isso que é paixão!

Jaime no campo do Formiga

Vila Esporte Clube

A paixão pelo Vila

A nossa fanática de hoje, conta que a sua paixão vem do bairrismo, pois o campo do Vila ou VEC fica perto da sua casa, logo, ela sempre teve um contato muito próximo com o clube. Ela torce desde que mudou do município mineiro de Passatempo para Formiga, devia ter uns 15 anos. Evangelina destaca ainda o fato das cores do Vila serem o azul e o Branco, suas cores preferidas. Outro fator que acirra ainda mais a paixão é que grande parte dos jogadores são alunos da escola na qual trabalha.

Evangelina com os troféus do VEC

Disputas e Mascote

Atualmente o VEC disputa os campeonatos regionais mirins e está incentivando o futebol feminino, promovendo competições em toda a região. Além dessas disputas Evangelina contou ao Fanáticas sobre o campeonato municipal chamado “Bola e Viola” que o VEC também disputa, e onde inclusive participam times da zona rural. Segundo a nossa torcedora é tudo muito animado. O Vila tem ainda a sua Mascote, que é um Leão e a Fúria Vila, sua torcida organizada.

Evagelina no campo do VEC

Rivalidades

Assim como o seu esposo a Evangelina tem é história do VEC para contar, e um fato que a marcou foi à decisão do campeonato da cidade em dois momentos. Primeiro em 1986, quando na final o goleiro do FEC pegou um pênalti aos 40 minutos do segundo tempo e o time se sagrou campeão, deixando a galera do VEC muito frustrada.
O outro momento foi na decisão no ano de 1993. Em um jogo de ida e volta, no campo do Vila tudo terminou empatado, porém no Juca Pedro, campo do rival, o Vila perdeu. Ela disse que foi um jogo emocionante, rolou até briga entre torcida e jogadores.
Continuando no campo das rivalidades, sobre o marido torcer por outro time, ela diz respeitar, entretanto, afirma que os atritos futebolísticos são inevitáveis. A filha Rafaela Mello, porta-voz do Fanáticas nessa divertida entrevista que o diga.

Jaime e Evangelina

4 comentários:

  1. Boa sorte ao Formiga. Pena que em 2012 o Saci retorna ao módulo B e vai estragar mais uma vez o sonho do FEC voltar à elite.

    ResponderExcluir
  2. Só eu sei que confusão é essa, viu?! Muito bom post! E Virgilio Amaral, ano que vem vocês vão ter que aguentar o FEC!

    ResponderExcluir
  3. Muito legal o post! Adorei ver essa rivalidade!!

    ResponderExcluir