quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Olá Fanáticos, tudo bem?

Estamos um pouco atrasadas, mas vamos fazer um balanço geral sobre a participação do Brasil na 16 edição dos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, especialmente nos esportes alternativos.
Bom, como previsto, o Brasil teve uma participação muito marcante com relação à conquista de medalhas, sendo melhor que os resultados de Santo Domingo, em 2003 e ficando um pouco aquém com relação à participação no Rio de Janeiro, em 2007.

Imagem: R7.com

Dos 515 atletas que defenderam o Brasil no México, 277 subiram ao pódio. Ao todo, foram 141 medalhas, sendo 48 ouros em Guadalajara, contra 157 no total e 52 primeiros lugares no Rio e 123 no total, com 29 ouros em Santo Domingo.
Muitas surpresas positivas surgiram nessa competição, e outros atletas experientes se consagraram. Outro ponto importante do Pan foi a conquista da vaga para as Olimpíadas de 2012, em Londres.


Foto: AFP

É o caso de Yane Marques, do pentatlo moderno, que além da medalha de prata, ela já está garantida na competição do próximo ano. A canoagem também garantiu vaga na categoria C2, com Erlon Souza e Ronilson Oliveira.
Outro bom resultado foi o de Lucimara Silvestre, ouro no heptatlo, a modalidade mais completa do atletismo.
No boxe, duas pratas. Robson da Conceição, na categoria até 60 kg e Yamaguchi Falcão, até 81 kg.

Foto: Divulgação

No badminton, apesar de não render medalhas, a participação de Lohaynny Vicente , de apenas 15 anos, que chegou às quartas-de-final, apresentou uma nova promessa para o esporte brasileiro, que ainda pode se aprimorar muito. Daniel Paiola ganhou o bronze nessa modalidade.
E você não deve saber, mos o Brasil subiu ao pódio no Esqui Aquático. Marcelo Giardi ficou em segundo lugar na categoria Wakeboard, além de outras boas colocações da equipe verde-e-amarela.
Foto: Getty Images

Na luta olímpica, uma prata e um bronze para as meninas do Brasil. Joice da Silve ficou em terceiro lugar e Aline Ferreira conquistou a prata.
O tiro esportivo também foi uma boa surpresa. Ana Luiza Ferrão ficou com o ouro na categoria Pistola de 25m, Roberto Schimits e Júlio Almeida conquistaram o bronze.

Mas nem tudo são flores. Fabiana Murer, estrela do Brasil no salto com vara, deixou escapar o ouro e ficou em segundo lugar, atrás de Yarislei Silva, que bateu o recorde da competição. Outras decepções também aconteceram mas, em geral, a delegação brasileira não decepcionou.

Agora vamos esperar por 2012, em Londres.

Para finalizar, um vídeo feito pela Record com os melhores momentos do evento.


Beijos,

Carol

Um comentário:

  1. E agora que o Pan terminou, Carol,
    que coberturas de esporte especializados podem ser feitas? abs Carlos

    ResponderExcluir